Minuto da Saudade

Hoje vamos explorar um detalhe casual de sua vida ― a época.

Você vive em meados da primeira década do século XXI, um ponto perdido numa linha de tempo imaginária. Todos aqueles que, como você, respiram neste instante, são testemunhas do mesmo fragmento desta linha imaginária. O preciso momento em que você lê estas palavras é uma lembrança e, como toda lembrança, já é digno de saudade. Se você é um motorista habilitado e tem acesso a um automóvel equipado com toca-fita ou qualquer tecnologia de reprodução sonora popular em sua época, pode fazer esta experiência.

Com os ouvidos descansados, sente-se no banco do motorista e ponha pra tocar um disco de música eletrônica histérica, desses progressivos, cheios de excessos e passagens elaboradas. Aumente o volume e rume para a cidade mais próxima. Enquanto dirige, preste atenção em cada passagem da música: nos ruídos que precedem as vozes misteriosas, nas vozes misteriosas que precedem a pausa climática, na pausa climática que precede a introdução bombástica, e siga adiante. Tenha o cuidado de não fechar os olhos, pois em tais circunstâncias nosso pequeno experimento tende a tomar um rumo mais intenso do que o desejado. Pelo contrário, mantenha os olhos bem abertos a observar tudo ― os cachorros, as árvores, os prédios, as placas de publicidade, a dança dos carros e das pessoas em trânsito ― com uma curiosidade alienígena.

O truque está em subverter a sensação do agora, em transformar a eletricidade do momento presente num fragmento nostálgico da história. Lembre-se que, daqui a vinte anos, a moda atual lhe será tão incompreensível quanto hoje é a moda de vinte anos passados. É como assistir a um documentário. No pára-brisa estão as imagens, e no toca-fita, a trilha sonora de época.

Para completar, se o espírito for propício, encoste e ofereça carona a um terráqueo que lhe cause empatia. Facilite a conversa e deleite-se com o frescor de palavras e trejeitos encharcados de agora.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Minuto da Saudade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s